Monday, February 26, 2007

PROJETO ANITAPOLIS - COMBUSTIVEL PARA QUE O BRASIL VENHA A SER O MAIOR PRODUTOR DE SOJA DO MUNDO

O Governador Blairo Maggi recebeu em 2005 o Premio a Moto Serra de Ouro da Organização Greenpeace devido ao seu empenho em transformar o estado do Mato Grosso em campeão do desmatamento, responsável por 48% do total desmatado em toda a Amazônia Legal.

Recentemente ele disse que o Brasil deverá ser em pouco tempo o maior produtor de soja do mundo, sendo que Maggi já é o maior produtor individual de soja do mundo. Provavelmente sendo o maior produdor de soja do mundo ele já deva ser também o maior desmatador do mundo, responsável pela destruição de milhares de hectares da Floresta Amazônica.

Maggi tenta minimizar seu impacto na cobertura florestal dizendo que os de fora da Amazônia não tem a consciência da dimensão da região Amazônica maior que a Europa. Desta forma ele quer dizer que seus 400 mil hectares de fazendas produtoras do soja e outros produtos é uma pequena área comparativamente.

Maggi ao ser questionado sobre o papel dos pequenos produtores praticantes da agricultura familiar disse que estes estão na contramão do progresso da agroindústria que hoje é medido pelos grandes volumes produzidos e exportados.

Estas idéias de Maggi podem ser vistas em um vídeo criticando sua postura intitulado “O Ouro Verde” produzido por um grupo holandês.

Neste vídeo podemos visualizar a escala de destruição da Floresta Amazônica causada pela soja. Em outra seqüência do mesmo vídeo, podemos ver uma tribo indígena no Alto Xingu enfrentando problemas de saúde decorrentes da contaminação por agrotóxicos nos rios.

Para se tornar o maior produtor de soja do mundo, o Brasil necessitará de mais fertilizantes e com isso estará destruindo uma grande parte da Amazônia e da Floresta Atlântica em Santa Catarina, onde o Governador Luiz Henrique – que também ganhou o Premio A Moto Serra de Ouro por desmatar o estado mais que qualquer outro governante – está lutando ansiosamente pelo licenciamento ambiental do Projeto Anitápolis e da fosfateira do Rio do Pinheiro, em pleno corredor de biodiversidade e habitado por centenas de famílias praticantes da agricultura familiar que abastece nossas mesas diariamente.

Estes dois governantes, Blairo Maggi e Luiz Henrique estão remando contra a corrente em que muitos governantes internacionais que estão buscando reduzir a maquina destruidora da camada de ozônio e produtora de CO2. Existe atualmente uma frente de investimentos buscando uma maior sintonia com a conservação da natureza. Apenas o Presidente Lula e o líder Chinês não acompanham esta tendência.

Estudo recente do Ministerio do Meio Ambiente sugere que com o atual nível de emissões de CO2, o nivel dos oceanos se elevará. Em uma simulação eles sugerem que, se o desmatamento da Amazônia - e ai entra diretamente as pretensões do Brasil em se tornar o maior produtor de soja do mundo as custas do desmatamento na Amazônia - continuar no ritmo que o Sr Governador Blairo Maggi pretende, teriamos cerca de 42 milhões de brasileiros afetados. A cidade do Rio de Janeiro seria a mais afetada pela subida do nível do oceano. Esta tendência poderia se alterar caso nosso Presidente Lula tomasse uma medida de emergência impedindo que a soja e as madeireiras continuem destruindo a maior floresta do mundo - a Amazônia.

Um passo decisivo foi dado pelo Ministério Publico Federal determinando de imediato o fechamento do Porto da cargill em Santarém. Isto já é um passo positivo dado pelo MPF.


Diante disso, será que o Presidente Lula gostaria de ser lembrado como o presidente brasileiro que permitiu que a Amazônia fosse destruida conquistando o título de O MAIOR PRODUTOR DE SOJA DO MUNDO associado ao outro título de O MAIOR DESMATADOR DO MUNDO ?

No comments: