Wednesday, November 01, 2006

NOTINHA AMBIENTAL AOS CANDIDATOS ELEITOS



Santa Catarina tem seu Governador e o pais o seu Presidente. Lula ganhou com uma margem muito grande de votos, enquanto que Luiz Henrique teve uma vitória apertada, que estatisticamente ficou perto do empate. Ficou claro que o povo queria a continuidade de Lula na Presidência, mas ficou igualmente claro que em Santa Catarina 47% da população não queria o retorno de Luiz Henrique.

Mas a democracia é soberana e temos nosso Governador em Santa Catarina e nosso Presidente.

Luiz Henrique ostenta alguns títulos nada honrosos em sua jornada através de seu primeiro mandato como governador. Um titulo como “PRÊMIO DA MOTO SERRA DO ANO” conferido pelas ONGs ambientalistas brasileiras não é um bom referendo em uma época onde o respeito ao meio ambiente é uma das qualidades mais importantes a um governante.

Lula saiu de seu primeiro mandato com uma taxa menor de desmatamento na Amazônia – PONTO POSITIVO, mas tem sido criticado pela abertura da Amazônia para a operação de empresas madeireiras internacionais, que alguns chamaram da privatização da Amazônia – PONTO NEGATIVO.

Al Gore esteve recentemente no Brasil divulgando seu filme sobre as mudanças climáticas e elogiou o governo Lula pelas pesquisas sobre o biodiesel, assim como incentivou o mesmo. Al Gore não entendeu bem o que vem a ser o biodiesel. Sim, o Biodiesel é uma alternativa importante como combustível em um mundo onde o petróleo está diminuindo cada vez mais. Por outro lado, o biodiesel brasileiro e elaborado a apartir da cana de açúcar. Esta, por sua vez, já foi responsável pelo desmatamento em grande escala da Floresta Atlantica no nordeste brasileiro. Neste exato momento, uma colega me conta que a cana está sendo cultivada no norte do Mato Grosso, onde está substituindo o cerrado e cerradão – enfim causando desmatamento em outra região brasileira. Junta com o soja está destruindo grandes áreas naturais no centro-norte brasileiro.

Caso Al Gore passasse de avião sobre a região onde o soja e a cana de açúcar esta sendo cultivada, certamente teria uma outra idéia deste processo devastador e com duração curta, mas com conseqüências inestimáveis em termos de perda de biiodiversidade e alterações drásticas ao nosso clima global.

Neste aspecto, Lula precisa se antenar. Precisamos sim de alternativas de combustíveis, mas de anda adiantara o combustível em um mundo cada vez mais ‘DESBIODIVERSIFICADO” ,com massas humanas vivendo em uma crescente miséria e a violência urbana se interiorizando e o terror invadindo as mentes.

Luiz Henrique precisa se conscientizar que desenvolvimento não vem a ser o que estamos presenciando na China onde, somente recentemente as autoridades começaram a notar as causas nefastas dos danos ambientais causados pelo seu crescimento econômico ao estilo Machiavel onde “os fins justificam os meios”.

Luiz Henrique vem fazendo uma campanha pesada pelo licenciamento da Fosfateira de Anitapolis, um empreendimento do Grupo BUNGE/YARA. No raciocínio de Luiz Henrique, este empreendimento trará muito dinheiro em dólares para a economia catarinense. Anitapolis passará a viver uma era de crescimento devido aos incentivos fiscais.

O mandato de Luiz Henrique dura mais 4 anos, o empreendimento da BUNGE/YARA tem uma duração prevista de 33 anos, sendo que apos exaurirem a jazida de fosfato outro grupo extrairá as rochas para a fabricação de cimento.

Governantes não deveriam pensar apenas em seus mandatos – que são curtos, mas qualquer dano ambiental causado após uma decisão no impulso, as conseqüências se alastrarão por décadas e, as vezes séculos. Os danos ambientais provocados por duas minas de fosfato nos USA vem causando profundos danos a economia dos estados onde estas minas foram exploradas. O mais pernicioso neste processo é que o custo dos danos ambientais estão sendo pagos pelos contribuintes, ou seja – o povo paga pelos danos causados por empreendimentos similares ao que Luiz Henrique vem fazendo campanha pelo licenciamento ambiental e, que após terminado o minério e falido as companhias, estas se foram e deixaram pra trás as dívidas e os rastros dos danos ambientais.

Lula e sua equipe deveriam pensar com mais responsabilidade e ter a dignidade da percepção de que gerações futuras ainda chegarão e, estas ao lerem livros do passado, ou assistirem a vídeos com imagens das florestas ainda luxuriantes do incio dos anos 2000, jamais perdoarão dirigentes que, tendo a oportunidade de deixarem seu legado ambiental, não o fizeram, simplesmente contribuíram para a desertificação, para a desbiodiversificação do nosso pais. Literalmente, nossas matas foram queimadas inúmeras vezes até se transformarem em biodiesel, que por sua vez foi rapidamente queimado.

Luiz Henrique terá 91 anos quando a fosfateira de Anitapolis acabar seu contrato de operação. Nosso atual governador poderá ver com seus próprios olhos o legado que deixou as nossas gerações futuras. O que será que com a idade mais avançada e mais experiência, ele dirá as crianças deste nosso futuro incerto sobre o Rio Braço do Norte destruído com a poluição gerada pelos 33 anos de operação da fosfateira?

Lula tem hoje 61 anos e, minha curiosidade seria como ele imagina um futuro com a floresta amazônica reduzida a uma pequena fração, a mata atlantica reduzida e pequenas manchas em algumas encostas íngremes e todos os habitantes do Brasil padecendo de crises de abastecimento de água, miséria e violência incalculáveis.

Caríssimos Senhores Luiz Henrique e Luiz Inicio Lula da Silva, vocês tem uma grande responsabilidade nas mãos. Por incrível que pareça, mas todo um futuro de nosso pais depende de como vocês irão gerenciar nosso estado e pais nestes próximos 4 anos.

No comments: