Saturday, October 07, 2006

FAUSTO VISITA ANITÁPOLIS

Lendo a versão infantil da Lenda de Fausto de Goethe escrita por Frias, lembrei imediatamente dos lobistas da fosfateira e Anitapolis. Em sua versão infantil da lenda de Fausto, Frias conta a historia de um menino que estava para dormir em seu quarto em uma noite fria, quando ouviu uma voz vinda da rua. Dizia a voz: “Fausto! Fausto! Deixa eu entrar que esta frio aqui fora..” Fausto abriu a janela e não viu nada. Voltou para sua cama e tentou dormir, quando escutou a estranha voz novamente: “Fausto! Faaaausto! Estou com frio..” Fausto olhou para seu quarto e não via ninguém e retrucou: “onde está você?” “Estou aqui..”..”Onde?” perguntou Fausto.. A vozinha falou novamente: “Aqui.. aqui em seu tênis..”

Fausto olhou seu tênis e não via nada.. Ouviu a voz mais uma vez: “Fausto!! Deixa eu entrar em seu corpo..Sou o vírus do sarampo..A gente pode fazer um trato.” Ao que Fausto perguntou: “mas que trato?” ..”olha!” disse o vírus..:”eu entro dentro de você, e você pega o sarampo.. ai não precisara ir a aula, poderá ficar em casa..Depois eu vou embora..”

Fausto, ao ouvir que poderia ficar em casa e não ir a aula, aceitou a proposta.. Em pouco tempo ficou cheio de manchinhas vermelhas pelo corpo todo e sua mãe notou que estava com sarampo e disse:”Filho, terás de ficar de repouso em casa..não poderás brincar..terás de ficar assim até melhorar..”

Fausto ficou todo dolorido, com febre e sem ânimo nenhum..Brincar? Nem pensar.

Após algumas semanas ficou bom e muito alegre em retornar a escola e a rever seus amigos.. A noite, antes de dormir, ouviu mais uma vez a vozinha fora de casa:”Fausto, Fausto!!! Deixa eu entrar..” ao que Fausto respondeu: “Agora pode entrar, pois nao se pega sarampo duas vezes...”

E o que tem Anitapolis com isso?? Pois Anitapolis está ouvindo uma voz bem parecida com a que Fausto ouviu. Anitapolis está ouvindo a voz do diabo que pede para instalar em seu município a fosfateira e que com ela virão subsídios e muito dinheiro para todos. Mas ninguém explica que para que isso acontece, terá um preço. Com a fosfateira virá a poluição do ar, das águas, do solo e, com isso as doenças associadas. Entre elas, as respiratórias só para começar..

Não falaram também que o Rio Braço do Norte que traz vida ao vale todo ficará seriamente afetado e suas águas correm o risco de ficarem impróprias ao consumo humano..

E ainda tem uma diferença: A fosfateira não é como o sarampo que só se pega uma vez.. A fosfateira danificará Anitapolis para sempre, pois em nenhum lugar no mundo que teve uma fosfateira, foi possível recuperar a área ocupada. Os danos produzidos ficaram para sempre e a paisagem destruída como lembrança a todos nós.

Resumindo, Anitapolis estará vendendo sua alma ao diabo permitindo o licenciamento da fosfateira no Rio dos Pinheiros..



No comments: