Sunday, March 04, 2007

Brasil ecologicamente correto?

Em uma noticia recente, o Brasil é tido como ecologicamente correto na geração de energia.

Estaria isso correto?

Considerando que a razão em que foi embasada a afirmativa de que somos ecologicamente corretos esteja nos 80% de nossa energia vindos de hidroelétricas, poderiamos levantar duvidas diante desta afirmativa.

Por que?

Tomando o caso da Usina Hidreletrica de Barra Grande - o maior fiasco ambiental do pais nestes últimos 10 anos, poderiamos dizer que cerca de 6 mil hectares foram inundados, fato que deve ter gerado uma grande quantidade de metano devido a fermentação da materia vegetal que foi inundada. Sabemos que uma parte da madeira de valor foi extraida, mas muita materia vegetal foi afogada gerando metano e, assim contribuindo com a produção do CO2 que causa o efeito estufa.

Barra Grande foi apenas uma entre muitas usinas hidreletricas construidas nos ultimos anos auxiliando na produção dos 80 % de nossa energia eletrica. Tomando isto em mente podemos sim discordar de que que sejamos ecologicamente corretos.

Um dos críticos deste nosso sistema "limpo" de geração de energia está o Biologo Fabio Olmos que escreveu recentemente que nossas hidreletricas são e serão enormes fábricas de metano agravando o efeito estufa, hidreletricidade está longe de se limpa como querem alguns.

Bem, mas como sair disso então?

Fabio Olmos sugere que sigamos os passos de paises como a Alemanha, Finlandia que produzem sua energia eletrica a partir de reatores atômicos modernos.

Estarmos em nossas casas, com o conforto de um ar condicionado, assistindo algum bom filme nos deixa meio que entorpecidos, com nossa distância da Natureza, ao lermos uma noticia de que somos bonzinhos com o meio ambiente como nossa "energia eletrica limpa produzida em nossas usinas hidreletricas", nem sonhamos que um dos preços destas usinas está no afogamento de florestas inteiras - alguns dos ultimos remanescentes florestais como o hoje ocupado por Barra Grande. O outro preço é que estamos também contribuindo com CO2 produzido com a fermentação da matéria vegetal em decomposição submersa com os lagos das usinas.

Amigos, estamos literalmente afogando nossa megadiversidade com estas grandes usinas hidreletricas.

E ai meus amigos? Que acham disso?

No comments: