Tuesday, September 19, 2006

SERRA DA BOA VISTA SENDO DESTRUÍDA – UMA PAISAGEM QUE DESAPARECE



Uma paisagem destas abandonada a mercê da especulação imobiliaria de de investidores cegos


A Serra da Boa Vista situa-se em Rancho Queimado no inicio dos perais da Serra Geral. A paisagem é simplesmente de deixar qualquer um de queixo caído. Em dias de céu azul apos uma frente fria é possível se ver as praias la de cima. O acesso é simples e está ao lado da BR282. Você pega uma estradinha de chão batido e vai subindo e, aos poucos começa a ver uma das paisagens mais poderosas em Santa Catarina.

O mais intrigante de tudo isso é que você chega lá na frente, onde ntemos umas antenas de telefonia celular e não encontra nenhum café, restaurante, lojinhas com souvenirs, cartões postais, camisetas, bonés etc, artigos e itens que você encontraria facilmente em um Grand Canyon, Yosemite, Yellowstone, Zions, Banfs – parques nacionais norte-americanos tradicionais onde milhares de brasileiros visitam de vez em quando e enviam orgulhosos fotos digitais de sua passagem por lá.

Sim, A Serra da Boa Vista está lá a mercê da especulação imobiliária rural que somente vê na plantação de Pinus a única e rentável alternativa. Se sou contra a silvicultura? Nada disso, apenas acho que temos muitas áreas próprias para este fim que não sejam nossas paisagens nas bordas dos perais e canyons da Serra Geral. Estes são locais especiais em nosso sul. Locais que valeriam milhões de dólares no exterior, como vimos nos citados parques nacionais americanos e canadenses.

Plantações de Pinus nas bordas dos canyons delapidam a paisagem

As plantações de pinus nas bordas dos nossos perais da Serra Geral podem ser consideradas um atentado ao bom senso e a conservação de nossa paisagem. Chega a ser mesmo curioso que nenhum investidor catarinense, ou de outros estados e mesmo outro pais tenha pensado na possibilidade de instalar ali na Serra da Boa Vista um complexo ecoturistico, onde poderiam se originar caminhadas, cavalgadas, ou mesmo simples descanso em uma pousada com uma vista panorâmica daquelas..

Amigos, olhem com carinho aquela paisagem e invistam em algo que dignifique o local e que possa trazer dividendos, empregos e oportunidades de eco-desenvolvimento para a região, mas por favor não permitam que ela seja destruída pela silvicultura fora de local apropriado.

1 comment:

Unknown said...

A Mata Atlântica do Santa Catarina é uma das coisas mais bonitas do Brasil. Todo verão da minha vida desde que eu era uma criança íamos de férias para Florianópolis ou bombinhas. Lembro-me de uma vez que alugou uma casa em imobiliarias boa vista. A casa estava em um morro muito bonito.