Sunday, May 10, 2009

PROJETO ANITÁPOLIS - QUE PAÍS É ESSE?

Segundo boatos circulando na Fatma, a pressão para o licenciamento do Projeto Anitápolis da Bunge/Yara não seria das multinacionais, mas sim do governo federal brasileiro. Que país é esse que pressiona o licenciamento de um empreendimento situado em uma área declarada como imprópria por ser considerada de risco por estudos custeados pelo próprio governo estadual de Santa Catarina? Que país é esse em que meses atrás seu presidente desceu de helicóptero para consolar a população do Vale do Itajaí após a tragédia da catástrofe que ceifou centenas de vidas e ainda mantém soterradas nos deslizamentos um número desconhecido de vítimas? Que país é esse que o mesmo governo federal que meses atrás consolava vítimas no Valei do Itajaí, pressiona o licenciamento de um projeto de mineração nas cabeceiras do Rio Braço do Norte que jã foi palco de catástrofes similares a ocorrida no Morro do Baú e região?

Que país é esse que se descuida da saúde básica permitindo o avanço da febre amarela até regiões onde isso não ocorria tradicionalmente? Que país é esse que permite hospitais públicos fecharem por superlotação e falta de leitos? Que país é esse que em um dia vai a encontros internacionais com a aparência de preocupação com a conservação da Amazônia e em outro busca explorar reservas de fosfato em uma reserva da Biosfera na Mata Atlântica catarinense para produzir fertilizantes para a soja e cana de açucar plantadas na Amazônia? Que país é esse que diz combater o desemprego e investe milhões de dolares públicos em empreendimentos como o Projeto Anitápolis que levará fertilizantes aos latifundios da soja no cerrado e amazônia? Que país é esse que, após todos os alertas de cientistas brasileiros e internacionais sobre a fragilidade do solo na Amazônia permite e favorece a monocultura da soja e a pecuária? Para o teólogo Leonardo Boff, "se as políticas para a Amazônia não mudarem, a agricultura e a expansão da soja e do gado provocarão uma vasta erosão do solo dentro de 30 ou 40 anos."  A floresta Amazônica é desmatada para dar lugar à pecuária e a agroindustria das monoculturas. Essas monoculturas altamente mecanizadas causam o êxodo rural no cerrado e amazônia. Que país é esse que fecha os olhos a empresas que explora seus trabalhadores como se fossem escravos? Que país é esse que consegue com uma mão dar tapinhas nos ombros das vítimas das catástrofes no sul do Brasil e com a outra mão caneteia o licenciamento de projetos com vícios em seus EIA RIMA como é o caso do Projeto Anitápolis?

Os personagens do governo federal que realizam essa truculência com os brasileiros poderiam ser melhor aproveitados nas produções da dramaturgia de nossas novelas, ou até mesmo atuar em filmes em Holywood, tamanha sua habilidade em convencer o povo diante das camaras com suas lágrimas.

No comments: