Monday, November 24, 2008

CHUVARADA - LUIZ HENRIQUE PEDE AJUDA AO RS E PR

A Defesa Civil de Santa Catarina informou nessa manhã que o saldo de mortos em SC devido a chuvarada subia a 23 pessoas. A chuvarada ocorreu devido a um ciclone extra tropical na costa catarinense e paranaense. Esses ciclones não são infrequentes nessa época do ano. As tormentas maritimas que provovam ressacas na costa catarinense são mais frequentes na primaver a e verão. Uma chuvarada de grandes proporções aconteceu em Florianópolis em dezembro de 1995, causando estragos ainda vívido em milhares de moradores da cidade.

Dessa vez o Rio Itajaí subiu mais de 10 metros em Blumenau causando inumeras fatalidades. O Governador Luiz Henrique chegou a bordo de seu helicoptero e ficou estarrecido com a cena presenciada, ao ponto de proferir uma frase que será lembrada por muito tempo. Disse ele que "chão estava derretendo como sorvete".

O Governador estava presenciando uma calamidade catastrófica e não teve como não se emocionar. O curioso foi que ele não devia estar lembrado que na semana passada, sua equipe buscou passar pela Assembleia Legislativa o novo Código Ambiental Catarinense. O mais alarmante foi a constatação de que o código inicialmente trabalhado pela comissão encarregado da elaboração do mesmo, fora adulterado. Sim, o código ambiental foi adulterado no sentido de abranda-lo e torna-lo menos rígido, principalmente alguns itens relativos à possibilidade de utilização de Áreas de Preservação Permanente e quanto ao Processo de Licenciamento, tornando-os menos restritivos do que atualmente e em relação à legislação federal aplicada nestes casos. Uma das consequências desse abrandamento seria o de permitir atividades não adequadas, ou compatíveis as áreas de proteção permanente, justamente as áreas que estão muito alteradas e destruidas nas cabeceiras do Rio Itajai. É de conhecimento popular que rios com margens desprotegidas de sua cobertura florestal original são propensos a erosão e acidentes com chuvaradas.

O irônico foi que o governador e sua equipe técnica adulteraram o código ambiental catarinense para propiciar situações como essa catástrofe ambiental mais intensas em um futuro próximo.

A população deveria estar mais atenta a atuações como essa da equipe liderada pelo Governador Luiz Henrique para pensar melhor em próximas eleições não votando nele, ou em seguidores de sua escola com visão miope e sempre carregando sua motosserra, na certa em busca do Prêmio MOTOSSERRA DE OURO, ou o bicampeonado com o PRÊMIO DAS TREVAS.

No comments: