Tuesday, February 05, 2008

O PRESIDENTE LULA MANDOU A GENTE PLANTAR ÁRVORES

Recentemente, nosso Presidende Lula questionou os dados do INPE sobre o desmatamento na Amazônia. Diante das duvidas relativas aos dados do INPE e as controvérsias sobre o “possível” desmatamento, Lula optou pelo positivismo das lideranças ávidas pelo desenvolvimento, como a China e outros, e mandou as ONGs ambientalistas a plantar árvores em vez de questionar seus programas amazônicos de desenvolvimento. Lula usa sempre a palavra mágica – praticamos o desenvolvimento sustentável.

Ocorre que o avanço da pecuaria e da soja Amazônia adentro não é obra de ficção. Qualquer um vê isso através das imagens do Google Earth, considerando que existe uma defazagem entre a data das imagens e o que estamos vendo agora. Mesmo assim podemos ver que ate mesmo na região, antes inóspita do Médio Juruá já temos clareiras de grande tamanho sugerindo atividades de agricultura, ou criação de gado. Uma pequena clareira aberta no interior da hiléia em poucos meses se transforma em uma grande abertura florestal.

A floresta amazônica poderia "morrer" em 50 anos por causa de mudanças climáticas provocadas pelo homem, sugere um estudo internacional publicado na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences.

Segundo o estudo, muitos dos sistemas climáticos do mundo poderão passar por uma série de mudanças repentinas neste século, por causa de ações provocadas pela atividade humana.
Pesquisadores argumentam que a sociedade não se deve deixar enganar por uma falsa sensação de segurança dada pela idéia de que as mudanças climáticas serão um processo lento e gradual.

"Nossas conclusões sugerem que uma variedade de elementos prestes a 'virar' poderiam chegar ao seu ponto crítico ainda neste século, por causa das mudanças climáticas induzidas pelo homem", disse o professor Tim Lenton, da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, que liderou o estudo de mais de 50 cientistas.

O Presidente Lula deveria ter mais respeito e sensibilidade com seus eleitores e o povo brasileiro e, mesmo, a platéia internacional que observa atenta aos avanços predatórios pela Amazônia. Como um ávido viajante, nosso Presidente Lula deveria e ele e sua equipe plantar arvores para neutralizar o carbono produzido pelo seu AirBus – ou melhor, seu Air Lula. Alem de plantar arvores, Lula devia deixar de crer que a pesquisa cientifica e os ambientalistas são alarmistas e começar a pensar em praticar uma politica economica mais amiga ao meio ambiente.

No comments: