Saturday, May 05, 2007

FOSFATEIRA EM ANITÁPOLIS: ENTRE O ECONÔMICO E A SAUDE, FICAMOS COM A SAÚDE


“Entre o econômico e a saúde, ficamos com a saúde”. Assim falou nosso Presidente Lula dias atrás referindo-se ao licenciamento de medicamentos contra a AIDS para sua produção no Brasil a preços mais compatíveis com nossa realidade.

Milhares de pessoas HIV positivas necessitam destes medicamentos com urgência e nosso Presidente tomou o partido do povo e da saúde licenciando os medicamentos para sua produção nacional.

Nosso presidente precisava usar sua eloqüência e eficiência no caso do lobby pro licenciamento ambiental da fosfateira em Anitápolis e voltar a optar pela saúde do povo.

O canteiro de obras desta fosfateira, caso seja aprovado o seu funcionamento, irá produzir poeira que carregara elementos radioativos, como o Urânio e o Radônio, assim como liberará chumbo, cádmio, selênio ao lençol freático, comprometendo o Rio Braço do Norte.

A barragem de rejeito da fosfateira apresenta uma ameaça potencial de desmoronamento após chuvas intensas, não incomuns na região da Serra Geral. O desbarrancamento da barragem de rejeito da fosfateria, caso venha a acontecer, tomará proporções de catástrofes ambientais de grande monta, contaminando o Rio Braço do Norte, com sua agricultura familiar.

Maravilhoso seria se nosso presidente tomasse conhecimento destes detalhes não explicados pelos empreendedores do Projeto Anitápolis e optá-se mais uma vez pela saúde do povo.

No comments: