Sunday, April 23, 2006

VAMOS MORAR NO MATO?

Em alguns ensaios atrás mencionamos a nova moda na industria da construção civil em Florianópolis – construir condomínios de luxo nas encostas cobertas de Mata Atlântica em bairros como o Córrego Grande e Pantanal.

A primeira pergunta que vem a nossa mente é: mas estes loteamentos obtiveram licenciamento ambiental? Aparentemente sim, pois estamos presenciando ações e não intenções. Comenta-se na ilha o intenso lobby movido pela industria da construção civil para a transformação de Áreas de Preservação Permanente (APP) em áreas urbanas. E nossos representantes na Assembléia Legislativa de Florianópolis tem mostrado serviço ao vermos as rápidas alterações nas paisagens, segundos atrás, verdejantes da bela Floresta Atlantica que cobre boa parte da capital catarinense.


Obras em andamento no Corrego Grande

No Pantanal observamos um novo loteamento ao longo de uma das cachoeiras mais bonitas no perímetro urbano. Esta cachoeira desce o Morro do Pantanal, cruza a Rua Antonio Edu Vieira, correndo pela UFSC. Esta mesma cachoeira ocupou um grande espaço nas noticias de calamidades publicas por ocasião de um dos períodos mais chuvosos de Florianópolis, quando seu volume multiplicou-se muitas vezes, cortando a Rua Frederico Veras e separando os moradores abaixo dos de cima da mesma.


Vamos morar no Mato?/

Esta cachoeira é coberta por uma luxuriante floresta – da legitima Floresta Atlantica, tão aclamada nas noticias internacionais quando se referem a um ecossistema critico em termos de conservação. Poderíamos dizer que Florianópolis tem tantas florestas urbanas que poderíamos nos dar ao luxo de liberar encostas para construção de condomínios de luxo?

Convém dizer que estamos observado duas frentes de invasão da mata por construções: em um lado do morro temos um loteamento de luxo sendo construído e do outro lado uma favela se instalando. Isto é observado no Pantanal.

Vamos morar no mato? Esta é uma pergunta bem apropriada, uma vez que ao olharmos os anúncios nos classificados de compras de imóveis, estaremos escolhendo viver onde há poucos minutos atrás era uma bela e verdejante mata, onde viviam muitos organismos que adoramos ver nos documentários de vida silvestre em nossas TVs. Acontece que desta vez seremos nos quem irá colocar estes organismos em perigo, assim como seremos nos coniventes com esta atitude nada sustentável ambientalmente falando.

No comments: