Tuesday, February 17, 2009

PROJETO ANITÁPOLIS: O POVO FALA?

Recebi hoje esse comentário e gostaria de responder. O comentário é anônimo. Não sei se foi por a pessoa não notar que pode deixar seu nome e email, ou foi para continuar anônimo. Bem, ai está o texto do comentário. Vou sublinhar e numerar as partes que gostaria de comentar aqui.

"Anonymous said...

Gostei do final do texto. Parabéns ao povo de Anitápolis.

1. Acho que você não foi na mesma audiência que eu fui.

2. O Povo de Anitápolis saiu revoltado da Audiência.

E se você tivesse na cidade no outro dia veria claramente isso que estou falando.

3. Não adianta pessoas de fora quererem impor a vontade de toda uma cidade.

4. Se você é tão contra o projeto, porque não vem morar em Anitápolis para ver as oportunidades que temos aqui.

Sou de Anitápolis e a favor do Projeto"

Prezado amigo:

Começo pelo item 3. Não adianta pessoas de fora quererem impor a vontade de toda uma cidade. Em primeiro lugar não sou de fora. Posso ser de fora de Anitápolis, mas moro na mesma região, assim como estamos todos no mesmo mundo. Não é conversa fiada a minha., pelo contrário. O Projeto Antitápolis é de interesse regional, nacional e mundial. Saiba você que o projeto irá afetar a bacia hidrográfica do Braço do Norte. Você sabe perfeitamente que ninguem é dono de um rio. O rio é de todos e para todos. Você tomaria água de um rio com chiqueiro acima de sua casa? Certamente que não. As cidades abaixo de Anitápolis, como Santa Rosa de Lima, Rio Fortuna, Braço do Norte, Gravatal, Tubarão são influenciadas pelo que acontece rio acima. Portanto, não é questão de impor vontade, é uma questão de direito. Na real, são os partidários do Projeto Anitápolis que querem impor sua vontade para muitas cidades abaixo de Anitápolis. Você já perguntou a alguem de Santa Rosa de Lima bem informada - EU DISSE BEM INFORMADA - o que ela acha de ter uma mineração nas nascentes do Rio Braço do Norte, com duas barragens de rejeito expostas as chuvas da região? Ja pensou em perguntar o que ela acha de ter suas vidas ameaçadas pelo desmoronamento dessas barragens durante um periodo de muita chuva como o que assolou Blumenau e região? Por acaso você já tinha nascido durante a enchente dos anos 70 que causou mais de 150 mortes em Tubarão? É bom o senhor se informar bem desses dados históricos. É bom o senhor ter noção da importância da história de chuvas nas encostas da Serra Geral. É bom também que pare de achar que Anitápolis é o centro do mundo.

1. Acho que você não foi na mesma audiência que eu fui. Olha, eu vi uma audiência bem diferente da ocorrida em 2007. Vi gente com coragem em falar de peito aberto sem se esconder no anonimato. Vi mulheres corajosas capazes de expor suas dúvidas e medos. Vi também alguns vaiando e tumultuando a audiência perto do fim. Vi esse grupo de pessoas bem vestidas vaiando os que questionavam os problemas do projeto. Vi pessoas vaiando e intimidando a platéia ao expor suas idéias e perguntas.

2. O Povo de Anitápolis saiu revoltado da Audiência. Senti na pele essa revolta. Fui agredido covardemente pelas costas, após ser ofendido por algumas pessoas desse seleto grupo. Registrei um Boletim de Ocorrência desse incidente lamentável. Ou seja, fui e vi uma mudança, mas vi também um grupo que se acha dono da cidade querendo intimidar e amedrontar quem ouse discordar de sua vontade. Essas pessoas certamente sonham com empregos de gabinete no empreendimento. E os demais moradores da cidade que não são tão bem vestidos como esse grupo seleto? Moradores que, devido as administrações da sua cidade, nunca receberam oportunidades para se capacitarem. Você e seus amigos deviam é saber escolher e fiscalizar seus prefeitos e lideres.

4. Se você é tão contra o projeto, porque não vem morar em Anitápolis para ver as oportunidades que temos aqui. Seria um imenso prazer morar em Anitápolis. Seria um imenso prazer poder ajudar e capacitar pessoas de Anitápolis a usar melhor sua terra e a valorizar o que o municipio tem de mais valor - a natureza limpa. Teria um grande prazer em mostrar que é possivel viver em harmonia com a natureza e aumentar a renda familiar. As oportunidades que existem ai, ou melhor as poucas oportunidades são produto da má administração do municipio e,principalmente estadual.

Enfim, gostaria de dizer que não há motivos para tanta rejeição à outras alternativas,pelo contrário, você e seus amigos e amigas deveriam se interessar mais em saber as alternativas existentes. Sim, a IFC é uma delas, mas será a melhor? Você aceita sem rejeição alguma o Projeto Anitápolis, suas barragens, poluição em geral e o risco real de um dia qualquer, após uma chuvarada, tudo desmoronar e soterrar a sua cidade inteira? Aceita viver sob esse risco?

No comments: