Wednesday, July 15, 2009

HISTORICO DA BUNGE/FOSFERTIL EM UBERABA

MPF/MG ajuíza ação contra empresa produtora de insumo para fertilizantes agrícolas que está poluindo o solo e a água

17/10/2008 15h11

MPF quer evitar que rejeitos continuem contaminando o solo e águas em Uberaba.

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública contra o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e a Fertilizantes Fosfatados S.A. (Fosfértil), para impedir que os rejeitos da produção industrial dessa empresa continuemcontaminando o solo e águas subterrâneas e superficiais do município de Uberaba/MG.

A Fosfértil foi criada pelo Governo Federal em 1977 com o objetivo de aproveitar a rocha fosfática extraída de uma jazida localizada em Patos de Minas/MG. Em 1992, ela foi privatizada e hoje atua nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Paraná principalmente como fornecedora do ácidofosfórico - matéria-prima utilizada na produção de fertilizantes agrícolas.

Na produção do ácido fosfórico, são utilizados o concentrado fosfático (oriundo do processamento de um minério chamado carbonatito, extraído em Tapira-MG e transportado para Uberaba por um mineroduto); o ácido sulfúrico (produzido na própria unidade a partir de enxofre importado) e a amônia (oriunda do Complexo Industrial de Cubatão e transportada por ferrovia).

O problema é que, como em todo processo de industrialização de minérios, ao final ou durante a transformação, são gerados resíduos que acabam descartados no meio ambiente. No caso do ácidofosfórico, são produzidos o fosfogesso, um rejeito com traços de ácido sulfúrico/fosfórico e amônia, e efluentes, uma água ácida e com grande concentração de sólidos em suspensão, que surge na etapa anterior à de tratamento do minério.

No comments: